13 de outubro de 2015
Em cinco anos, Defesa Civil realiza mais de 1.300 atendimentos
Com uma gestão atuante e agentes devidamente treinados, a Defesa Civil de Bertioga vem prestando serviços relevantes à comunidade. Com apenas cinco anos de formação, o órgão já realizou 1.372 atendimentos e vem trabalhando para levar serviços de qualidade e que vão de encontro com as necessidades dos cidadãos.
Todo o trabalho e esforço da equipe foi compensado com a nota máxima na pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que verificou o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), das nove cidades da Baixada Santista.
A pesquisa verificou o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos frente a possíveis acidentes e desastres. Além disso, reuniu informações sobre Plano de Contingência, Identificação de Riscos para intervenção do Poder Público e infraestrutura do órgão.
Para o diretor da Defesa Civil de Bertioga, a nota conquistada é o resultado do trabalho de toda equipe. “Tenho orgulho da nossa equipe, que vem trabalhando arduamente para levar serviços de qualidade para toda a população. A Defesa Civil precisa estar capacitada e treinada para levar atendimento aos bertioguenses. Essa é uma preocupação constante da nossa gestão”, disse.
Com uma média de 22 atendimentos por mês, a Defesa Civil de Bertioga atende serviços como, vistoria em árvores, alagamentos, enchentes, queda de raios e vistorias de imóveis. Os serviços são classificados como de urgência e emergência. Um dos atendimentos classificados como de emergência, por exemplo, foi o da queda de uma aeronave em 2014. Os agentes prontamente atenderam ao chamado.
Com uma equipe formada por 12 profissionais, o órgão já realizou 27 cursos, como o da Marinha do Brasil, Escola de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Curso de Formação de Agentes de Defesa Civil, Curso Técnico de Operacionalização de Rádio Comunicadores e Combate de Produtos Perigosos, na Cetesb, entre outros.
A aquisição de novos equipamentos para o auxilio no atendimento aos munícipes também é uma das preocupações da equipe. Só este ano já foram adquiridos GPS, uma motopoda, dois motosserras e a capota marítima de uma das embarcações. Para um efetivo atendimento, o órgão também conta com três viaturas, gerador de energia, duas embarcações de pequeno e médio porte e nove motosserras.
Uma parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), possibilita outro serviço extremamente importante para a população, que é a medição dos índices pluviométricos. Três pluviômetros foram instalados em pontos estratégicos da Cidade: Guaratuba, Vista Linda e Centro, visando auxiliar no controle das chuvas do Município.
Outro trabalho que exigiu dedicação da equipe foi o Monitoramento das Áreas de Risco do Município. Hoje é possível identificar as áreas, que precisam de maior atenção, quando ocorrem chuvas fortes no Município. De acordo com o diretor, o trabalho foi feito sem custo para a municipalidade, fruto de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Defesa Civil do Estado.
“Hoje podemos identificar o grau e o nível de riscos das famílias que habitam em locais denominados como assentamentos precários. São quatro áreas, localizadas nos bairros Chácaras, Caiubura, São João e Jardim Vicente de Carvalho”, lembra o diretor.
O diretor lembra que outras aquisições estão por vir. Além da construção da nova sede da Defesa Civil.
Com uma estrutura totalmente moderna e independente, o espaço está sendo edificado na Rua Ivo Henrique, 357, Centro, e será entregue em breve à comunidade, prometendo dar um salto de qualidade nos atendimentos.
Uma das principais inovações será a rampa de lançamento e atracadouro das embarcações. O projeto ainda conta com uma sala operacional, vestiário, centro de comunicação, refeitório, sala de reuniões, sala das chefias imediatas, recepção e expediente administrativo.
A edificação conta com o apoio de empresários locais e instituições parceiras, como a Associação de Amigos da Riviera, Condomínio Morada da Praia, Viação Bertioga e Sesc Bertioga.
Todo o trabalho e esforço da equipe foi compensado com a nota máxima na pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que verificou o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), das nove cidades da Baixada Santista.
A pesquisa verificou o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos frente a possíveis acidentes e desastres. Além disso, reuniu informações sobre Plano de Contingência, Identificação de Riscos para intervenção do Poder Público e infraestrutura do órgão.
Para o diretor da Defesa Civil de Bertioga, a nota conquistada é o resultado do trabalho de toda equipe. “Tenho orgulho da nossa equipe, que vem trabalhando arduamente para levar serviços de qualidade para toda a população. A Defesa Civil precisa estar capacitada e treinada para levar atendimento aos bertioguenses. Essa é uma preocupação constante da nossa gestão”, disse.
Com uma média de 22 atendimentos por mês, a Defesa Civil de Bertioga atende serviços como, vistoria em árvores, alagamentos, enchentes, queda de raios e vistorias de imóveis. Os serviços são classificados como de urgência e emergência. Um dos atendimentos classificados como de emergência, por exemplo, foi o da queda de uma aeronave em 2014. Os agentes prontamente atenderam ao chamado.
Com uma equipe formada por 12 profissionais, o órgão já realizou 27 cursos, como o da Marinha do Brasil, Escola de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Curso de Formação de Agentes de Defesa Civil, Curso Técnico de Operacionalização de Rádio Comunicadores e Combate de Produtos Perigosos, na Cetesb, entre outros.
A aquisição de novos equipamentos para o auxilio no atendimento aos munícipes também é uma das preocupações da equipe. Só este ano já foram adquiridos GPS, uma motopoda, dois motosserras e a capota marítima de uma das embarcações. Para um efetivo atendimento, o órgão também conta com três viaturas, gerador de energia, duas embarcações de pequeno e médio porte e nove motosserras.
Uma parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), possibilita outro serviço extremamente importante para a população, que é a medição dos índices pluviométricos. Três pluviômetros foram instalados em pontos estratégicos da Cidade: Guaratuba, Vista Linda e Centro, visando auxiliar no controle das chuvas do Município.
Outro trabalho que exigiu dedicação da equipe foi o Monitoramento das Áreas de Risco do Município. Hoje é possível identificar as áreas, que precisam de maior atenção, quando ocorrem chuvas fortes no Município. De acordo com o diretor, o trabalho foi feito sem custo para a municipalidade, fruto de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Defesa Civil do Estado.
“Hoje podemos identificar o grau e o nível de riscos das famílias que habitam em locais denominados como assentamentos precários. São quatro áreas, localizadas nos bairros Chácaras, Caiubura, São João e Jardim Vicente de Carvalho”, lembra o diretor.
O diretor lembra que outras aquisições estão por vir. Além da construção da nova sede da Defesa Civil.
Com uma estrutura totalmente moderna e independente, o espaço está sendo edificado na Rua Ivo Henrique, 357, Centro, e será entregue em breve à comunidade, prometendo dar um salto de qualidade nos atendimentos.
Uma das principais inovações será a rampa de lançamento e atracadouro das embarcações. O projeto ainda conta com uma sala operacional, vestiário, centro de comunicação, refeitório, sala de reuniões, sala das chefias imediatas, recepção e expediente administrativo.
A edificação conta com o apoio de empresários locais e instituições parceiras, como a Associação de Amigos da Riviera, Condomínio Morada da Praia, Viação Bertioga e Sesc Bertioga.