Eleição para escolha da Ave Símbolo de Bertioga tem empate técnico

16 de maio de 2024

Eleição para escolha da Ave Símbolo de Bertioga tem empate técnico

Empate técnico. Este foi o resultado da eleição para escolha da Ave Símbolo de Bertioga. A contagem dos votos foi feita nesta quarta-feira (15), sendo que as aves Colhereiro (Platalea ajaja), Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus) e Martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea) receberam 797 votos cada uma. Agora, a Prefeitura analisa a melhor maneira para decidir quais delas serão o símbolo do município.

A eleição aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio de 2024, sendo registrados 3362 votos. Foram computados 1239 votos populares, e 2123 votos dos alunos das escolas municipais de Bertioga. As candidatas para representar Bertioga foram as seguintes aves: Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus); Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis); Martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea); Colhereiro (Platalea ajaja) e Ferro-velho (Euphonia pectoralis).

As espécies foram escolhidas com base em alguns critérios, como: grau de ameaça de extinção, exuberância e beleza, importância ecológica e não ser ave-símbolo de outra cidade, estado ou país da América Latina.

Com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo de Bertioga (Contur), o projeto para a escolha da ave-símbolo é realizado em parceria com as secretarias de Turismo e Cultura, Meio Ambiente e Educação, Sesc Bertioga, além do Clube Observador de Aves de Bertioga (COA-Bertioga) e das associações locais de profissionais de ecoturismo da cidade (AMOLB e ABECO).

A Prefeitura e o COA-Bertioga devem se reunir nos próximos dias para definir a melhor maneira para dar andamento ao processo. Em breve as informações detalhadas serão divulgadas nas redes sociais e no site oficial da prefeitura de Bertioga.

Confira a quantidade de votos de cada candidata

COLHEREIRO (Platalea ajaja) - 797;
SURUCUÁ-DE-BARRIGA-AMARELA (Trogon viridis) - 460;
GAVIÃO-POMBO-PEQUENO (Amadonastur lacernulatus) - 797;
MARTIM-PESCADOR-MIÚDO (Chloroceryle aenea) - 797;
FERRO-VELHO (Euphonia pectoralis) - 511.