Educação realiza estudo sobre demanda de vagas em creches

30 de junho de 2014

Educação realiza estudo sobre demanda de vagas em creches

DIC - 18/06/2014

Um levantamento minucioso realizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, identificou a real demanda por creches na Cidade, cujas crianças entre 0 e 4 anos são atendidas pelos Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims). Atualmente, são 704 crianças que necessitam de vagas. O objetivo do levantamento é auxiliar na construção de políticas públicas na área da Educação.

Utilizando o Google Maps, um serviço gratuito de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite via internet, a Secretaria de Educação cadastrou todas as crianças cujos responsáveis solicitaram vagas em creches. O cadastramento foi feito por bairro que já contam com unidades escolares.

“Chegamos a um total de 704 crianças que precisam de creche, excluindo-se os casos de duplicidade, uma vez que os pais cadastram os filhos em mais de uma unidade, para facilitar a obtenção de vaga”, comentou o secretário de Educação, Ivan de Carvalho. O secretário ainda explica que o cadastramento identifica o endereço do solicitante, o que pode se tornar uma ferramenta para novas políticas públicas na área da Educação. “Podemos identificar as regiões que mais necessitam de construção de creches, por exemplo”.

Um dos bairros com maior demanda por vagas em creches é a Vista Linda, atualmente com solicitação de 175 vagas. O secretário lembra que está em fase de conclusão o Neim da Vista Linda (antigo Vista Alegre), fruto de convênio com a União, pelo Programa Proinfância (União/MEC/FNDE), e que terá capacidade para receber 240 crianças.

Além disso, a Prefeitura de Bertioga já encaminhou proposta para o Ministério da Educação e aguarda análise para construção de outra unidade no bairro Chácaras, também pelo Programa Proinfância (União/MEC/FNDE). A capacidade é para 240 crianças.

Outro bairro que também conta com grande demanda por vagas em creche é o antigo Parque Estoril, atual Centro, com 225 solicitações. A Prefeitura de Bertioga já foi beneficiada com outra unidade, por meio de convênio com o Estado, pelo Programa Creche Escola. A contrapartida da municipalidade é a disponibilização de terreno, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos. A capacidade será para atender a 150 crianças. “Grande parte da demanda desses dois bairros será atendida com a construção das unidades. O objetivo é atendes 100% da demanda atual”, comentou o secretário.