Dia Mundial de Conscientização do Autismo: confira os serviços ofertados pela Prefeitura

2 de abril de 2025

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: confira os serviços ofertados pela Prefeitura

O mês de abril é um período mundialmente dedicado à conscientização do autismo, que tem a data celebrada nesta quarta-feira (2). Em Bertioga, o tema é trabalhado pela prefeitura em diversos equipamentos públicos da cidade, no intuito de estimular a inclusão e a participação social das pessoas neurotípicas.

Na área da saúde, a cidade conta com o Serviço de Estimulação e Reintegração (SER) do Bem, que realiza um atendimento multidisciplinar, incluindo psicologia, neurologia infantil, serviço social, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, odontologia, nutrição, grupos terapêuticos e oficinas para famílias, com capacidade para 560 atendimentos semanais. O serviço também é integrado ao Centro de Equoterapia, especializado em equitação, psicologia e fisioterapia.

A mãe do Miguel, de 7 anos, Joseli Prado, compartilhou a experiência com o SER do Bem, destacando a importância dos atendimentos precoces. Ela relatou que, graças às terapias recebidas desde muito novo, seu filho alcançou grandes avanços, destacando o cuidado e a dedicação dos profissionais envolvidos. Joseli também enfatizou a importância de buscar diagnósticos precoces e a ajuda de profissionais capacitados para transformar vidas.

Joseli também reforçou a importância da inclusão e empatia de toda a comunidade: “Nesse Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, eu, como mãe atípica, venho contar para vocês que o autismo da vida real não é o mesmo das redes sociais. Eu peço que vocês tenham mais respeito e se coloquem mais no nosso lugar e ofereçam ajuda sempre que puderem. Ensinem os seus filhos o quanto o bullying machuca e destrói vidas. Ensinem a importância da verdadeira inclusão. O autismo não é uma doença. Deixem o preconceito de lado e busquem informações”.

Outro equipamento importante é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que oferece serviços especializados em psicologia, psiquiatria, serviço social, enfermagem e grupos terapêuticos, com acolhimento destinado a pessoas maiores de 18 anos. Além disso, no Poupatempo, é fornecida a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), com acolhimento feito por demanda espontânea, com a apresentação de laudo e documentação médica.

Serviço
Poupatempo – O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Avenida Dezenove de Maio, 696, Albatróz;
Caps - funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves, 545, Centro;
SER do Bem - O atendimento ocorre na Rua Alzemiro Balio, s/n, Vista Linda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Centro de Equoterapia - O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida São Gonçalo, nº 198, Bairro Chácaras.