Dia da Capoeira será comemorado com atividades culturais

21 de julho de 2014

Dia da Capoeira será comemorado com atividades culturais

O Centro Cultural Capoedendê, em parceria com a Prefeitura de Bertioga promoverá no próximo dia 03 de agosto, a partir das 10 horas, atividades em comemoração ao Dia da Capoeira, comemorado no mesmo dia do evento. Para celebrar, o Centro Cultural preparou uma programação especial.

Além da tradicional roda de capoeira, os apreciadores da luta poderão participar de aulão aberto conduzido pelo mestre Kalunga e seus formados mestrandos Coro e Shina, professores Leopardo e Thiago, e instrutores Chacal e Marquinhos, e os diversos alunos que frequentam as aulas que acontecem no Recanto Caiçara, no Jardim Ana Paula; e na Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vista Linda, todas desenvolvidas em parceria com a Prefeitura, sob a coordenação da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB).

A programação contará ainda com oficinas de instrumentalização (berimbau, atabaque entre outros instrumentos utilizados na capoeira).

A capoeira, considerada patrimônio histórico, é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil, principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto, segundo o mestre Kalunga.

Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

Capojoada

Ainda neste mês, o Centro Capoedendê promoverá o 2º Capojoada, uma festa também cultural que terá como atrações: samba de roda e música tradicionais da capoeira, além da participação do Grupo de Pagode Sistema do Samba. O encontro será no dia 17 de agosto, a partir das 10 horas, no Recanto Caiçara (Av. Anchieta, s/nº - Jardim Ana Paula). Os ingressos estão à venda e custam R$ 15,00 por pessoa, sendo que criança até 9 anos não paga. Informações com o mestre Kalunga pelo telefone: (13) 99732-2092.