Defesa Civil começa a instalar faixas alertando sobre o perigo dos raios

29 de dezembro de 2014

Defesa Civil começa a instalar faixas alertando sobre o perigo dos raios

O calor e a umidade típicos do verão propiciam a formação dos raios e é exatamente nesta época do ano que aumenta o número de mortes causadas por eles. Pensando nisso, a Defesa Civil de Bertioga está instalando 13 faixas preventivas alertando a população e os turistas. As faixas serão colocadas próximas às praias e equipamentos públicos.

As faixas de alerta, que contam com a mensagem: “Chuva, raio, trovoada... Se o tempo fechar, fuja da praia e do mar!”, serão distribuídas em pontos como, no semáforo da Rua Rafael Costabile e Avenida Anchieta; Praça de Eventos, no Centro; próximo ao Quiosque do Hotel 27; praias de Vista Linda e Indaiá, próximo à antiga Prodesan; entrada da Riviera, praias de Guaratuba e de Boracéia.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), Bertioga é a segunda cidade do Pais com maior incidência de raios. Para o diretor da Defesa Civil, Plínio Aguiar, a prevenção é muito importante. “Nesta época do ano, a população de Bertioga chega a quadruplicar. A gente precisa pensar na prevenção. Alertar sobre esses perigos”, comentou o diretor lembrando, da morte de um casal de turistas no ano passado, vitima de raios na Praia da Enseada (Centro).

Uma das dicas que o diretor dá, é evitar lugares abertos, como praias ou campos de futebol, por exemplo, durante uma tempestade e, assim que ela começar, procurar abrigo sob alguma edificação.
Outra orientação é se estiver dentro de um carro, permanecer nele sem encostar-se às partes metálicas. Os veículos, quando fechados, são bastante seguros durante uma chuva.