Curso ‘Tudo sobre Ervas’ atrai bom público

19 de setembro de 2014

Curso ‘Tudo sobre Ervas’ atrai bom público

Cerca de 30 pessoas estão participando do curso ‘Tudo sobre Ervas’, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, em parceria com o Sesc. O objetivo é orientar sobre o uso das plantas medicinais, a partir de experimentações sensitivas. O curso acontece no Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – ‘Seo’ Leo e é coordenado pela bióloga Carla Loba.


Os temas dos quatro encontros, que acontecem sempre às terças-feiras, nos dias 02, 09, 16 e 23 deste mês de setembro, das 19h30 às 21 horas, são ‘Perfumadores de Ambiente’, ‘Inseticida Natural para espantar pernilongos’ e ‘Chás Terapêuticos’.

Um dos temas que mais chamou a atenção dos participantes foi o de ‘Perfumadores de Ambiente’. A coordenadora explica que estimulando o olfato é possível despertar sensações e emoções. “Tudo parte dos óleos essenciais e das essências. Eu ensino a diferença entre eles”, afirma Carla, lembrando que os óleos essenciais são a extração total da planta e a essência que é a parte sintética.

Os participantes pertencem a vários segmentos e têm interesses diferentes no curso. A diretora de escola Fátima Aparecida Dias Barreto busca conhecer um pouco mais. “Eu acredito muito no poder das ervas, por isso, quero aprender mais para poder aplicar corretamente”.

O farmacêutico Geraldo Tadeu Lista Gonçalo pretende utilizar o aprendizado na questão religiosa. “O espiritismo sempre utilizou plantas medicinais e medicamentos homeopatas. Como sou farmacêutico, pretendo ampliar meus conhecimentos”.

Já a costureira Rosângela Freire, se interessa pelos chás terapêuticos. “Fui criada com a minha avó, que era benzedeira, fui criada ouvindo sobre o poder das ervas e eu tomava muito chá. Por isso, quis aprender um pouco mais”.

Inseticida

A última aula, que acontece na terça-feira (23), vai ensinar a produzir inseticida utilizando materiais que não acumulam no ambiente, que não agridem a saúde e afastam mosquitos e pernilongos que atormentam no dia a dia.