9 de setembro de 2014
Cooperativa de recicláveis inicia trabalho na Usina
Mais um passo para o funcionamento efetivo da Usina de Reciclagem de Lixo foi dado pela Prefeitura de Bertioga. A Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga (Coopersubert) iniciou a transferência de sua sede para a área onde vai funcionar a Usina, no quilômetro 227, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos).
A Cooperativa funcionava provisoriamente em um galpão no Paço Municipal e, agora, com a finalização da obra da Usina, a transferência está ocorrendo gradativamente, para proporcionar melhores condições para a triagem do lixo reciclável recolhido pelo Município, bem como de seu beneficiamento e destinação final.
A Usina de Reciclagem de Lixo, que integra o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, foi construída pela Terracom Construções Ltda, que, em 2011, venceu a licitação para coleta e transbordo do lixo de Bertioga. Uma exigência contratual no processo de licitação foi a implantação da Usina, que será operada em parceria com a Coopersubert, conforme sugere a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
No local foram implantados dois galpões para separação do lixo reciclável e serão instaladas usinas de beneficiamento do óleo de cozinha e para o processamento de pneus velhos e coco. O contrato também prevê a coleta seletiva que já vem ocorrendo, com a distribuição de Postos de Entrega Voluntária (PVs) em diversos pontos da Cidade e a coleta de material reciclável porta a porta.
Vale ressaltar que a legislação prevê que serão priorizados no acesso aos recursos do governo federal os municípios que implantarem a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação.
A Coopersubert funciona há cerca de três anos. Atualmente conta com sete cooperados que trabalham efetivamente, de acordo com o presidente, Cloves Ferreira dos Santos. Segundo ele, esses trabalhadores já contam com um rendimento médio mensal de aproximadamente um salário mínimo. Para ele, com o novo local de trabalho, a expectativa é atrair mais cooperados. “Estaremos em um local mais adequado, com maior capacidade de triagem. Espero que outras pessoas se animem a trabalhar na nossa cooperativa”.
Oficina
Para incentivar o trabalho cooperativista na Cidade, a Prefeitura de Bertioga disponibilizou para os interessados a oficina ‘Juntos Somos Fortes’, que aconteceu dias 04 e 05 deste mês, na Casa da Cultura. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria com o Sebrae e o objetivo foi mostrar a importância da colaboração entre os cooperados para o sucesso do trabalho.
A analista da Cultura Empreendedora do Sebrae Santos, Ana Maria Moreira Monteiro, explicou que o tema da oficina é focado nas relações interpessoais das cooperativas. “Não basta formar uma cooperativa, existem as relações interpessoais que estão envolvidas e isso interfere no bom funcionamento da entidade. A base do trabalho é o respeito, a confiança e a necessidade de dividir responsabilidades e decisões”.
Reciclagem
Em 2013, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, coletou 154,4 toneladas de lixo reciclável, conhecido como lixo seco, por meio do programa Lixo Útil, implantado em 2011, como parte do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Para intensificar essa coleta, a Secretaria implantou ainda, em 2012, a coleta seletiva porta a porta na região que contempla os bairros, desde o Centro até o Albatroz. Em 2013, a coleta porta a porta se estendeu para mais três bairros: Maitinga, Rio da Praia e Indaiá. Atualmente, 31% do lixo doméstico coletado em Bertioga representa lixo reciclável.
A Secretaria ainda reforça a necessidade de colaboração da comunidade referente à coleta de lixo orgânico, ou lixo úmido. Os pontos dos LEVs, bem como os dias e bairros da coleta seletiva porta a porta são divulgados semanalmente no Boletim Oficial do Município (BOM).