Convênio entre Prefeitura e EMTU garante transporte gratuito a pessoas com deficiência

27 de novembro de 2015

Convênio entre Prefeitura e EMTU garante transporte gratuito a pessoas com deficiência

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda obteve uma importante conquista para as pessoas deficientes do Município. Trata-se do convênio com a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), que estende o benefício da Carteira de Identificação de Passageiro Especial (CIPES) aos deficientes do Município. A solenidade aconteceu na tarde de quinta-feira (26), no Gabinete do prefeito de Bertioga.

O portador da CIPES terá direito ao transporte local e intermunicipal inteiramente gratuito, podendo locomover-se sem custo por 106 municípios que compõem as quatro regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Segundo o prefeito, o uso da carteira facilitará a locomoção dos deficientes e contribuirá para a melhoria da qualidade de vida desses munícipes. “É importante registrar que o documento é um direito garantido aos deficientes. A carteirinha poderá ser emitida independente da situação econômica da pessoa com deficiência. Essa é mais uma conquista dentre todas as outras que o Município já obteve”, comemora o prefeito.

A solenidade contou com a presença do presidente da EMTU, Joaquim Lopes, que parabenizou o prefeito. “Temos que garantir o direito das pessoas deficientes. É uma iniciativa muito importante. Bertioga é a terceira cidade da Baixada Santista a aderir a carteirinha, depois de Peruíbe e Cubatão”.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda foi indicada pelo prefeito como gestora da CIPES, para acompanhar a identificação do número de munícipes beneficiados com a isenção tarifária municipal, priorizando atendimento aos usuários, que ainda não possuem o cartão para a concessão do benefício.

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Miriam Pereira,  ficou feliz com a notícia pois, segundo ela, a iniciativa vai beneficiar muitas pessoas. “A CIPES é um presente de Natal antecipado. Será de grande valor para todos. Muitas vezes, a mãe precisa levar o filho ao médico, em Santos, e não tem condições de arcar com as duas passagens”, lembrou.

A presidente da Comissão de Mães de Crianças Especiais de Bertioga (Comeb), Shirley Nagai,  também ficou contente com a novidade.  “Tínhamos o cartão, valido apenas dentro da cidade de Bertioga. Agora, os deficientes poderão transitar em toda a Baixada Santista. É uma grande conquista, que vai beneficiar não só aos cadeirantes, mas a todos os deficientes intelectuais”, afirmou a presidente da Comeb, reforçando a importância da capacitação dos funcionários das empresas de transporte.

Benefício

Em Bertioga, já possuem o benefício do CIPES, 650 pessoas. O Município dispõe de dois postos de saúde credenciados: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) - Rua Rafael Costábile, 547 – Centro; e Centro de Especialidades Médicas (Ceme) - Rua João Ramalho, 49 – Centro. Telefone: 3317-1222. Para fazer a emissão do documento, os interessados devem apresentar relatório médico, que comprove a deficiência; RG e comprovante de endereço.