24 de setembro de 2014
Contribuição voluntária reforça trabalho do Corpo de Bombeiros
Muitas pessoas não percebem, mas suas vidas estão resguardadas 24 horas por dia. Outras já sentiram de perto a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros, seja em um acidente na estrada, na iminência de um incêndio ou no alerta dado sobre os perigos do mar.
É inegável o valoroso trabalho de proteção da vida humana realizado pela corporação, que além do preparo e coragem de seu efetivo, também utiliza viaturas e equipamentos fundamentais para a rapidez que muitas ocorrências exigem.
A Lei 775, de julho de 2007, criou o Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros de Bertioga (FundoBom). O objetivo é prover recursos para o custeio de despesas para o Corpo de Bombeiro, que inclui o Posto de Bombeiro Marítimo, responsável pelo patrulhamento das praias e salvamentos no mar, e a Base de Bombeiro de Bertioga, responsável pelo combate a incêndios, apoio a acidentes de trânsito e resgate em área de mata.
Uma das formas de arrecadação de recursos para o FundoBom é por meio de contribuição facultativa recolhida pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No carnê o contribuinte encontra uma parcela única anual de R$ 10,00 que pode ser paga a qualquer momento durante o exercício.
O FundoBom é utilizado para reforçar o trabalho das duas instituições, uma vez que, por força legal, elas são mantidas pelo Governo do Estado e Administração Municipal. Os recursos provenientes da contribuição voluntária podem ser utilizados para aquisição de viaturas, equipamentos, materiais e serviços.
Um dos maiores benefícios da contribuição voluntária é a possibilidade de aquisição por parte dos bombeiros de viaturas, equipamentos e serviços que vão reforçar ainda mais o trabalho de salvamento realizado pelas corporações, tornando o trabalho mais eficiente, com capacidade de respostas mais rápidas.
Um Conselho Diretor administra o Fundo e é formado pelo secretário de Administração e Finanças do Município, pelo comandante do Corpo de Bombeiros, um membro do Poder Legislativo, um representante da comunidade e um representante da Secretaria Municipal de Habitação e Planejamento. O mandato é de dois anos.
Todas as solicitações para aquisição de equipamentos ou realização de serviços são feitas pelo represente do Corpo de Bombeiros e submetida à apreciação do Conselho Diretor. Em reunião é feita a análise do saldo disponível e, se for o caso, autorizado o serviço. Com a utilização e recursos do FundoBom a solicitação e execução de serviços é mais rápida.
Todas as receitas e despesas que envolvem o Fundo são contabilizadas e prestadas contas periodicamente, mantendo o processo de forma transparente e com eficiente no controle financeiro.
Equipamentos
Posto de Bombeiros Marítimo de Bertioga conta com dois quadriciclos, quatro motos aquáticas, seis botes com motor, uma motocicleta e três Unidades de Resgate de Salvamento Aquático (URSA). A base fica na Rua Irmãos Adorno, 74, Centro. O telefone é 3317-1516.
Já a Base de Bombeiros de Bertioga conta com três viaturas, sendo uma autobomba, um autotanque, uma viatura de apoio operacional e administrativo e equipamentos de segurança e apoio às ocorrências. O endereço é Rua Ayrton Senna, 825, Centro. O telefone é 3316-2695.
Emergências pelo telefone 193.