Construção de 1.500 moradias em Bertioga é oficializada

17 de julho de 2014

Construção de 1.500 moradias em Bertioga é oficializada

A construção de 1.500 moradias em Bertioga foi oficializada na última terça-feira (15) em reunião realizada na sede da Caixa Econômica Federal, em Santos, e que contou com a participação do prefeito de Bertioga e vereadores municipais, consolidando mais um grande passo na política habitacional em execução no município.

Na oportunidade, foi feita a assinatura do contrato que vai permitir a construção de 1500 moradias na cidade, com investimentos da ordem de R$ 144 milhões. As unidades vão atender cerca de 50% do déficit habitacional do Município e serão construídas em uma área localizada na altura do Km 218, da Rodovia Rio-Santos, no Jardim Rafael. Serão cinco condomínios com construção prevista para começar em 90 dias.

Os recursos, no valor de R$ 114 milhões, são provenientes do programa Minha Casa Minha Vida, e mais R$ 30 milhões, aprovados no final do ano passado, por meio do programa Casa Paulista. O empreendimento será executado pela empresa Qualyfast Construtora, em parceria com entidades como a Associação dos Moradores do Jardim Helena, Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo e Movimento Pró- Moradia de Suzano. As novas unidades atenderão a famílias com renda entre zero e três salários mínimos. O prazo previsto para conclusão da obra é de 24 meses.

O prefeito comemorou mais uma conquista, que vem garantir o fortalecimento e a estabilidade da família, que serão consolidados no momento da entrega das chaves a cada cidadão contemplado com a casa própria. “Este é um projeto prioritário do nosso governo, que busca valorizar as famílias, garantindo mais qualidade de vida para elas. Em nossa primeira gestão, quando implantamos o programa ‘Barraco Zero’, já tínhamos a concepção da importância de um lar definitivo para as famílias, e de Bertioga crescer com sustentabilidade e qualidade ambiental. Uma habitação digna é fundamental para que tudo isso se consolide” ressaltou o prefeito.

O prefeito se empenhou pessoalmente em todos os trâmites de aprovação do projeto, inclusive fazendo gestões junto ao Ministério das Cidades, em Brasília; na CDHU e na Secretaria de Habitação do Estado. A princípio, Bertioga teria direito a pouco mais de 300 unidades, mas a qualidade do trabalho desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura de Bertioga, possibilitou a conquista de novas moradias.

Uma comitiva composta pelos nove vereadores da Cidade compareceu à reunião de assinatura, mostrando o interesse da classe política pela questão habitacional. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Luiz Henrique Capellini e os vereadores Pacífico Jr. Alecrim, Márcia Lia, Valéria Bento, Elizabeth Consolo, Toninho Rodrigues, José Feliciano e Alemão, os secretários municipais de Habitação e de Educação, o diretor Executivo de Governo, técnicos da Secretaria de Habitação da Prefeitura de Bertioga, além de representantes da Caixa, Governo do Estado e de entidades habitacionais envolvidas no projeto.

Equipamentos públicos

Um dos motivos que favoreceram a aprovação do projeto é o fato da região já contar com equipamentos públicos existentes e outros já em fase de construção capazes de absorver a demanda que será criada com a ocupação das unidades. Nas proximidades existem seis unidades escolares públicas, entre escolas municipais, estaduais e Núcleos de Educação Infantil (Neims).

Além disso, está em fase de conclusão a Creche da Vista Linda (antiga Vista Alegre) e uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) no bairro Chácaras, em fase inicial. A região ainda receberá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cuja obra já foi iniciada, e já conta, também com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além de atendimento de três linhas de transporte coletivo e coleta de lixo diária.

Outra melhoria praticamente pronta é a Rodoviária Municipal e o Terminal de Transbordo para passageiros, no bairro Vista Linda, que juntamente com a obra de implantação das marginais da Rodovia Rio-Santos, vão permitir melhor mobilidade urbana com qualidade e segurança para pedestres e motoristas.

“Nossos técnicos apresentaram todos os investimentos da municipalidade já realizados e que estão em andamento para a região, e que vão atender a demanda criada pela implantação do projeto. Isso foi essencial para aprovação por parte do Governo Federal”, comentou o prefeito.

Apartamentos

O empreendimento é composto por 75 blocos de edifícios com cinco pavimentos. Serão cinco condomínios, com 15 blocos em cada um, que receberão o nome de plantas nativas da região como Flamboyant, Resedá, Quaresmeira, Ganandi e Claraíba.

Os apartamentos terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os condomínios ainda vão contar com vagas de estacionamento privativas e para visitantes, área comum com salão de festas e playground.

A seleção dos beneficiários foi feita de acordo com os critérios nacionais, que priorizam famílias em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e famílias de que façam parte pessoas com deficiência.

A qualidade do cadastro que já havia sido elaborado pela prefeitura, foi o diferencial para a aprovação do projeto. Técnicos da Secretaria de Habitação do Município defenderam, em Brasília a importância do empreendimento, apresentando a demanda de moradias em Bertioga, elaborada por meio do Plano Local de Habitação e de Interesse Social (PLHIS), no qual a Cidade teria uma necessidade superior a três mil habitações.

“Essa é uma semente que plantamos há muito tempo atrás e que hoje está nos rendendo bons frutos. Nosso investimento no fortalecimento da família, tanto na questão habitacional, como em uma saúde melhor, uma educação de qualidade e a facilidade de acesso à cultura, ao lazer e ao esporte, são políticas de governo que defenderemos sempre”, destacou o prefeito.