Conheça os 5 eixos a serem discutidos na Conferência das Cidades neste sábado, 29, em Bertioga (SP)

27 de junho de 2024

Convocada pelo Ministério das Cidades e, em Bertioga (SP) sob coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Habitação, a Conferência das Cidades é uma oportunidade de ação conjunta entre população e poder público na implementação de políticas para a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. A Conferência é aberta a toda a população e acontecerá neste sábado, 29, às 9h no Centro de Educação Ambiental – CEA, na região central.

Além de ser um importante espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país o encontro busca ao ouvir os moradores encontrar soluções mais próximas para atender demandas específicas de cada localidade e em Bertioga não é diferente.

Este ano em sua 6ª edição, o evento está pautado por 5 eixos, cada um deles com subtemas específicos para situações do dia a dia, são eles: Arquitetura e Urbanismo; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; e Governança e Participação Social.

- Arquitetura e Urbanismo:

Moradia Digna

Equidade e Justiça Socioterritorial

Espaços Públicos Inclusivos

- Infraestrutura e Mobilidade

Serviços Públicos de Transporte de Qualidade

Mobilidade Sustentável

Redes e Sistemas Viários

- Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

Saneamento Ambiental - água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana

Desenvolvimento Econômico com Justiça Socioambiental

Áreas Verdes e Áreas Protegidas

- Cidades Inteligentes

Transformação Digital

Plataforma Colaborativa

Sistemas de Monitoramento

- Governança e Participação Social

Projetos Integrados

Instrumentos de Planejamento Local e Regional

Etapa estadual

Nas pré-conferencias realizadas há uma semana foi eleita uma comissão organizadora municipal composta por representantes de diferentes setores da sociedade, incluindo gestores públicos, legisladores, movimentos populares, sindicatos, ONGs, entidades profissionais, acadêmicas e governamentais.

Ao final da conferência realizada neste sábado, 29, serão eleitos 7 delegados que devem representar o município na etapa estadual.

Serviço

O CEA fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 920, no Centro. Informações: (13) 3319-8033 e 3319-8064.