Conheça o projeto que leva apoio psicológico e psicopedagógico para alunos da rede de Educação Básica

19 de janeiro de 2024

Conheça o projeto que leva apoio psicológico e psicopedagógico para alunos da rede de Educação Básica

Pensando na saúde e desenvolvimento dos alunos da rede municipal, desde 2021, Bertioga conta com o serviço de psicologia escolar, que se iniciou com o Projeto “Escola Acolhedora”, proporcionando apoio psicológico e psicopedagógico em todas as unidades de ensino municipais.

A ação tem o propósito de atuar nos aspectos psicológicos que interferem no processo de aprendizagem, tanto com ações diretas com os educandos, quanto com a colaboração na formação e planejamento dos docentes, além de buscar auxiliar na inclusão dos alunos com deficiência.

Paralelo a esse projeto, a Secretaria de Educação conta com um processo de avaliação psicopedagógica, onde os professores, ao identificarem situações em sala de aula, como dificuldades de aprendizagem, indícios de violência doméstica ou sexual e possíveis deficiências, devem notificar a equipe gestora. Desta forma, os casos são analisados e discutidos com o grupo de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudióloga, para que a escola inicie o acompanhamento junto com a família.

Caso haja necessidade, as crianças são encaminhadas para avaliação com a Equipe Multiprofissional no Centro Educacional Especializado ‘Marco Antônio Del Corso’, para dar continuidade ao processo de avaliação e, ao término da mesma, os alunos poderão receber encaminhamento para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), consulta com um neuropediatra ou outros profissionais de saúde e assistência social da rede municipal.