Cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado marca abertura do Festival Indígena de Bertioga

20 de abril de 2022

Cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado marca abertura do Festival Indígena de Bertioga

O Parque dos Tupiniquins foi tomado pela cultura e tradição indígena. Na noite da última terça-feira (19), aconteceu a abertura oficial do Festival Indígena de Bertioga (FIB) – Expo Aldeia e a cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado marcou o evento, emocionando os presentes.

O ritual reuniu as etnias Guarani do Rio Silveira, Kurâ Bakairi, Kuikuro e Waura, Mato Grosso, Karajá e Xerente, do Tocantins, Pataxó da Bahia, Kaiapó e Anambê do Pará, Funi-ô de Pernambuco, Terena e Guarani-Kaiuá do Mato Grosso do Sul e Tupi, de São Paulo, em um momento único para iniciar o Festival.

De acordo com o líder indígena Marcos Terena, fundador e presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), a cerimônia representa a união dos povos e também promove a reflexão.

“Neste fogo está o espírito da floresta, que tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental. O fogo serve para iluminar a cabeça dos homens que têm queimado a mãe natureza”, afirmou.

Após o ritual, o Fogo Sagrado foi conduzido até a pira que permanecerá acesa até o final do evento, simbolizando a presença da sabedoria ancestral.

A noite de abertura também contou com desfile das delegações étnicas, bênçãos tradicionais, execução do hino nacional em Tupi Guarani e em português, apresentações culturais, show pirotécnico e dança de integração entre as etnias.

Visitando a Cidade pela primeira vez, a vendedora Iraci Pires, de Cuiabá, Mato Grosso, se encantou pelas atrações. “Achei maravilhoso. A cultura indígena é muito linda, principalmente as danças”, ressaltou.

O FIB é realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. O objetivo é preservar, valorizar e divulgar as tradições indígenas.

A programação, totalmente gratuita, acontece até sábado (23), no Parque dos Tupiniquins. O evento tem exposições, feiras, apresentações culturais, esportes tradicionais, pinturas corporais, desfile de beleza, rodas de conversa e gastronomia Guarani.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

DIA 21/04

09h – Feira de Artesanato

10h – Roda de conversa: Jogos dos Povos Indígenas e a Memória viva de Carlos Terena – passado, futuro, desafios e conquistas.

11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para o público

15h – Demonstração de Esportes tradicionais indígenas: arremesso de lança e lutas corporais

20h – Apresentação cultural da Beleza e Diversidade dos Povos Indígenas

 

DIA 22/04

09h – Feira de Artesanato

10h – Roda de conversa: Povos Indígenas do Brasil em 2022: expectativas e desafios

11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para o público

14h30 – Demonstração de Esportes tradicionais indígenas

16h30 – Apresentação da Culinária Indígena

20h – Apresentações culturais dos povos indígenas e não indígenas

 

DIA 23/04

09h – Feira de Artesanato

10h – Roda de conversa: III Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas com o público

15h – Apresentação da Culinária Indígena

18h – Apresentações culturais e reconhecimento aos participantes

20h – Cerimônia de encerramento, ritual do fogo sagrado e festa de integração dos povos.

SERVIÇO

Parque dos Tupiniquins – Av. Vicente de Carvalho, 702 – Centro.