Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos será inaugurado dia 18

15 de maio de 2015

Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos será inaugurado dia 18

Mais uma importante obra será entregue no aniversário de emancipação politico-administrativa de Bertioga. Trata-se do primeiro Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos de Bertioga, que será inaugurado nesta segunda-feira (18), a partir das 10 horas. A unidade está localizada no Km 227, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e já está sendo operada pela Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga (Coopersubert).

No local foram implantados dois galpões para separação do lixo reciclável e usinas de beneficiamento de óleo de cozinha e para o processamento de coco. Além disso, o espaço vai comportar um centro administrativo, auditório, galpão de triagem e salas de incubadora de empresa. Com a incubadora de empresas, a ideia é atrair ecofábricas, ou seja, empresas que trabalham com resíduos, que podem virar matéria prima.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, a nova unidade vai proporcionar uma importante melhoria para o Município, pois os resíduos sólidos não serão mais encaminhados ao aterro sanitário e sim para Coopersubert, que atualmente conta com sete cooperados.

“Nossa intenção é conscientizar a população sobre a destinação do lixo. Cada cidadão gera aproximadamente um quilo e meio de lixo, que vai para o aterro sanitário. Acreditamos que metade desse lixo pode ser reciclável”, afirma a secretária, lembrando que são recolhidos 2,4 toneladas de lixo por mês, sendo que apenas meio por cento desse total é separado e reciclado.

A Secretaria de Meio Ambiente reforça a importância da colaboração da comunidade, principalmente dos comerciantes, para separar o lixo reciclável. Um levantamento realizado pelos técnicos da Secretaria revelou que a adesão dos estabelecimentos comerciais está muito baixa. . “A população tem que separar mais, tem que se conscientizar. A separação desse material ajuda na preservação do meio ambiente”, adverte a secretária.

No galpão de triagem, por exemplo, o material será separado, prensado e colocado à venda, o que consequentemente vai beneficiar a cooperativa. Já no galpão de beneficiamento de resíduos, será trabalhada a fibra de coco verde, óleo comestível e também serão recebidos pneus, lixo eletrônico, pilha, que serão destinados adequadamente.