Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira (04)

27 de abril de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira (04)

A Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira (04). O objetivo da campanha é reduzirr a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. Durante o período da campanha, que vai até o dia 22 de maio, a vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

A meta do Município é vacinar pouco mais de 13 mil pessoas até o final da campanha. Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores de Saúde, grávidas em qualquer período da gestação, puerpéras (período de até 45 dias após o parto) e pessoas doentes com comprovação de receita médica ou declaração médica de cinco a 59 anos, devem tomar a vacina.

As doses estarão disponíveis nas UBSs: Central (Rua Alberto Augusto de Andrade, s/nº - antiga Rua 14 – Maitinga); Vicente de Carvalho (Rua Epifânio Batista, nº 637 – Jardim Vicente Carvalho); Indaiá (Rua São Francisco do Sul, s/ nº - Indaiá); Vista Linda (Rua Alzemiro Balio, s/nº - Vista Linda); e Boracéia (Prof. Geraldo Rodrigues Montemor, 965 – Boracéia). O horário de atendimento é das 9 às 16 horas.

No próximo dia 09 será realizado o Dia ‘D’ de vacinação contra a Influenza. Além das UBSs haverá ainda um posto de vacinação na Vigilância Epidemiológica (Avenida Anchieta, 1.103 – Centro); na Emeif Chácaras/Fazendinha (Estrada 04, 301 – bairro Chácaras) e mais dois postos volantes.

Pacientes Acamados

Os pacientes acamados, isto é, que se encontram de cama em casa, enquadrados na faixa etária do grupo prioritário poderão receber a vacina em suas residências. Para isso, um responsável deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica: 3317-1731 e informar nome, endereço, bairro, telefone celular ou domiciliar e um ponto de referência para agendamento da vacinação, que pode ser feito durante todo o período da campanha.

H1N1
A Influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, precisamente o nariz, garganta e brônquios. Ela pode ser transmitida de forma direta através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

De forma indireta, a doença pode ser adquirida por meio das mãos, que ao entrarem em contato com locais recentemente contaminados, serem levadas aos olhos, nariz ou boca. A doença pode se apresentar em vários níveis sintomáticos, desde uma leve e curta duração, até formas graves e de quadros complicados.

A vacina contra a Influenza não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave, relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina ou pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves após receberem doses anteriores.