Campanha de busca ativa de casos de tuberculose em Bertioga segue até dia 13

3 de março de 2015

Campanha de busca ativa de casos de tuberculose em Bertioga segue até dia 13

Bertioga iniciou nesta segunda-feira (02), a primeira fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose do ano de 2015, que segue até o próximo dia 13. A iniciativa atende às exigências do Programa Estadual de Combate à Tuberculose.

A ação, que é realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga, por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Comitê Metropolitano da Costa da Mata Atlântica, tem por finalidade descobrir, tratar e curar precocemente os casos de tuberculose. A doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.

Até o dia 13 (somente nos dias úteis) será intensificada a busca de sintomáticos respiratórios nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, com a realização da oficina ‘Falando sobre Tuberculose’ e distribuição de folders e coleta de exame específico (baciloscopia) para sintomáticos respiratórios.

A UBS de Vicente de Carvalho recebe a oficina no dia 03, das 9 horas às 11h30; No dia 04 será a vez da UBS Boracéia, das 9h30 às 11h30, além de palestra também aos funcionários do Programa da Saúde da Família, das 14 às 17 horas. O trabalho segue na UBS do Indaiá, dia 05; na UBS Vista Linda, dia 11 e no Centro de Especialidades Médica (Ceme), dia 12.

Dia ‘T’
Encerrando as atividades, no próximo dia 25 a Prefeitura realiza o ‘Dia T’ contra a Tuberculose, quando acontecerá um pedágio informativo, com distribuição de folders explicativos sobre a doença, à população. O pedágio acontecerá na rotatória entre a Rua Rafael Costábile e Avenida Anchieta, no semáforo, das 9h30 às 12 horas.

Sobre a doença
A tuberculose, transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, é provavelmente a doença infectocontagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.

Trata-se da primeira infecção presente na declaração de óbito de pacientes portadores de HIV. Em populações em situação de rua a incidência é 68 vezes maior em relação a media nacional. Devido a este cenário a tuberculose assume papel importante em saúde pública