Cadeiras Julietti devem garantir acessibilidade para Pessoas com Deficiência em trilhas de Bertioga

19 de julho de 2023

Cadeiras Julietti devem garantir acessibilidade para Pessoas com Deficiência em trilhas de Bertioga

As Pessoas com Deficiência (PcDs) ou mobilidade reduzida terão a oportunidade realizar trilhas em Bertioga e de ter o contato direto com a natureza, como contemplar a Mata Atlântica e ter acesso às cachoeiras. A Prefeitura deve receber em breve as cadeiras Julietti, desenvolvidas para o transporte de PcDs. Na terça-feira (18) a Secretaria de Turismo e Cultura e cerca de 10 condutores de turismo receberam treinamento sobre o uso deste equipamento.


O treinamento foi realizado pelo Núcleo de Novos Negócios e Parcerias da Fundação Florestal, na base da Trilha do Guardião, localizada no município de Salesópolis, dentro do Parque Estadual Serra do Mar núcleo Padre Dória.


De acordo com o chefe de Ecoturismo de Bertioga, Aluízio Durço, além de preparar os condutores de turismo para receber as pessoas com deficiência, o treinamento enfatizou a necessidade de tornar as trilhas e áreas naturais de Bertioga acessíveis para as pessoas com deficiência visual, motora, intelectual, entre outras deficiências.


“A importância deste treinamento é a abertura para a participação de um público carente de opções de passeios em áreas naturais dentro do Estado de São Paulo, principalmente próximos à capital paulista. O treinamento abordou temas como: entender as diferentes deficiências e como conduzir as pessoas com deficiências em trilhas”, explicou Aluízio.


O chefe de Ecoturismo ressaltou que a Secretaria de Turismo e Cultura está em processo avançado para receber as cadeiras Julietti, que são fornecidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Segundo Aluízio, os trâmites para a aquisição dos equipamentos estão em fase final.

“Durante o treinamento também foi solicitado para a Fundação Florestal realizar um treinamento específico para os condutores de turismo de Bertioga, visando a capacitação dentro das características das trilhas bertioguenses”, finalizou o chefe de Ecoturismo.