Bertioguenses conquistam 3º lugar em campeonato mundial de canoagem

22 de agosto de 2014

Bertioguenses conquistam 3º lugar em campeonato mundial de canoagem

A equipe Bertioga Vaa, associada ao Clube Turma do Remo, conquistou, no último sábado (16), a 3ª colocação no Campeonato Mundial de Va’a (canoa polinésia), realizado no Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro.

Davi Levi, Douglas Dias, Cadu Zeidan, José Marcos Mendes, Renato Inácio e Thiago Vinícios competiram com delegações de 19 países no campeonato que ocorreu entre os últimos dias 12 e 17 Eles participaram da categoria V12-500m e V6-1.500m, mas foi na V6-500m (os números após o V correspondem a quantidade de atletas na canoa) que alcançaram o melhor resultado, ou seja a 3ª colocação.

Na terça-feira (19), os atletas foi recepcionados pelo prefeito de Bertioga em seu Gabinete, para homenageá-los . Ideias como a criação de uma escola municipal de remo e a voluntariado de atletas de alto rendimento foram alguns dos assuntos abordados.

Durante o encontro, o prefeito comprometeu-se em estudar um projeto para incentivar a canoagem na cidade. “Tratamos da consolidação dessa linha de esportes. É muito importante termos os atletas campeões, mas também é importante oferecermos aulas para as crianças, sendo elas campeãs ou não”, disse o prefeito, que ainda se reunirá com outros órgãos para definir algo concreto na linha do esporte.

O Mundial contou com 700 atletas e o título geral ficou com o Taiti, país com tradição no esporte. Como a seletiva brasileira tinha cerca de 400 atletas, Cadu Zeidan participou sem pretensões e ficou surpreso com a classificação. “Não esperávamos um resultado desses. Passamos por muitos obstáculos, mas estamos felizes”, declarou.

Everson Riesco é precursor do esporte na cidade e participou do Mundial com a equipe paulista Samu. Ele luta pela disseminação da canoagem há anos. “Eu acho importante darmos continuidade a esse momento. Aproveitar essa conquista para criarmos novos meios de ensinar as crianças”, declarou Riesco. O remador agradeceu o apoio do prefeito e está à disposição para novos projetos.