Bertioga veste ‘rosa’ para promover prevenção ao câncer de mama

29 de outubro de 2014

Bertioga veste ‘rosa’ para promover prevenção ao câncer de mama

Mais de 100 mulheres, vestindo a cor rosa, estiveram prestigiando o evento que celebrou, no último sábado (24), o ‘Outubro Rosa’, com atividades promovidas pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Ong Amigas do Peito. O evento foi realizado no Quiosque 04, na orla da Praia da Enseada, decorado com bolas de gás e outros motivos na cor rosa em alusão à campanha. As atividades começaram com a ‘caminhada do bem' pela orla.

A ação foi prestigiada pelo prefeito de Bertioga e pelo secretário de Saúde do Município,  e contou, também, com representantes da equipe de radiação do Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos.

As atividades realizadas tiveram o intuito de informar e sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame e dos cuidados para a prevenção do câncer de mama. "Parece simples, mas muitas mulheres não sabem mesmo nem como faz o autoexame, a importância e a periodicidade", ressaltou o secretário de Saúde, alertando para a necessidade da prevenção.

“Sabemos da gravidade dessa doença, e é preciso que as mulheres deem mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer”, disse o prefeito de Bertioga parabenizando a organização pela realização.

Durante o evento, além de esclarecimentos sobre prevenção, durante toda a manhã, a festa contou com farta distribuição de frutas, sorteios de brindes, entre eles bicicletas; música comandada pelo cantor Rominho e apresentação de capoeira da Associação Capoendende, com o Mestre Kaluga.

Internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, o movimento é uma ação mundial, que já existe há quase 30anos, e é importante porque tem como foco o diagnóstico precoce do câncer de mama e prevenção - o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres e o segundo em todo o mundo.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção de câncer de mama.