Bertioga tem trabalho de combate às arboviroses exposto no Simpósio de 120 anos do Instituto Pasteur

24 de novembro de 2023

Bertioga tem trabalho de combate às arboviroses exposto no Simpósio de 120 anos do Instituto Pasteur

Referência no combate às arboviroses, o trabalho realizado pela equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação), da Diretoria de Vigilância em Saúde de Bertioga, foi escolhido como experiência exitosa para ser exposto no Simpósio de 120 anos do Instituto Pasteur, realizado entre terça (21) e esta sexta-feira (24), em São Paulo.

 

O projeto exposto foi o “Leishmaniose - Conhecer para combater “, trabalhado na cidade desde 2016, onde as equipes da Secretaria de Saúde levam o tema para classes de quartos e quintos anos das escolas municipais, com o objetivo de estimular o senso de cidadania a respeito dessa doença negligenciada, cuidado com seus animais e com o meio ambiente. Nele, os Agentes de Combate às Endemias atuam com uma linguagem adequada a idade, assim como os materiais utilizados para compreensão.

 

Bertioga foi representada pela responsável do Programa Municipal de Combate às Arboviroses (PMCA), Elizangela Penha Borba, uma das autoras do trabalho exposto. “Para mim é um orgulho poder representar o município por meio do nosso trabalho, em tão importante simpósio. Trabalhamos na educação deste agravo desde 2016, e este ano o diferencial foi a integração com as equipes dos agentes comunitários de saúde.”, reforçou Elizangela.

 

Simpósio de 120 anos do Instituto Pasteur

 

Este ano o Instituto Pasteur completa 120 anos de história na pesquisa, vigilância e controle da raiva. Além disso, foi comemorando também a ampliação de suas atribuições, com a incorporação, mais recente, da área de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários. Neste ano também se comemoram os 50 anos do Programa Nacional de Vigilância e Controle da Raiva.