Bertioga sedia curso de Operacionalização do PPDC dia 30

17 de novembro de 2015

Bertioga sedia curso de Operacionalização do PPDC dia 30

As precauções para um verão mais tranquilo e sem grandes desastres já começaram a ser treinadas pelos agentes da Defesa Civil das nove cidades da Região Metropolitana Baixada Santista. Bertioga será a cidade anfitriã do curso de Operacionalização do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que acontece no próximo dia 30, às 9 horas, na Sala de Reuniões do Sesc (Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 - Rio da Praia)

As ações serão coordenadas pelos agentes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, com apoio do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e Instituto Geológico (IG). Para o curso, que terá carga horária de oito horas, são esperados cerca de 40 agentes.

Serão abordados assuntos como, previsão e boletins meteorológicos, leitura de pluviômetro, além de estados de observação, atenção e alerta.  “O curso visa à preparação dos agentes para o período de chuvas, que se aproxima. É importante salientar que o fenômeno climático El Niño deverá se fortalecer antes do fim do ano e se tornar o mais forte já registrado. Por isso, temos que estar preparados”, comentou o diretor da Defesa Civil de Bertioga.

Segundo o diretor, El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. “As causas deste fenômeno ainda não são bem conhecidas pelos especialistas em clima”, disse.

A operacionalização do PPDC começa no dia 01 de dezembro e segue até 31 de março. O critério para restrição é o número de ocorrências registradas em razão das chuvas. Em cada uma das cidades acolhidas pelo PPDC, a atenção se volta para um problema específico.

Em Bertioga, a principal preocupação com a chegada das chuvas são os pontos de alagamento e as enchentes. De acordo com o mapeamento das áreas de risco de deslizamentos e inundações da Cidade, realizada pelo IPT, quatro áreas recebem maior atenção nesse período: Caiubura,  São João, ambos na Região Sul;  Jardim Vicente de Carvalho (Região Central) e Bairro Chácaras (Região Média).