Bertioga integra Rota Gastronômica do Cambuci

5 de setembro de 2014

Bertioga integra Rota Gastronômica do Cambuci

Este ano, Bertioga está integrando a Rota Gastronômica do Cambuci, criada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Social. Esta é a 16ª edição do evento, que tem como objetivo o resgate do cultivo e consumo do Cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica, como estratégia de conservação das matas e geração de renda para os produtores da região da Serra do Mar, abrangendo ainda aspectos gastronômicos, históricos e turísticos.


Treze municípios integram a rota gastronômica que teve início em abril, na cidade de Mogi das Cruzes e que encerrará no Mercadão de São Paulo, dias 11 e 12 de outubro. Em Bertioga, a Administração Pública, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Esporte e Cultura, está realizando o 1º Festival da Mata Atlântica, que integra a Rota Gastronômica do Cambuci, com uma ampla programação que acontece dias 26 e 27 deste mês, no Parque dos Tupiniquins, no Centro, ao lado do Forte São João.

O evento conta com patrocínio da Engenharia Costa Hirota e apoio do Instituto Eco Futuro – Parque das Neblinas e Programa Educação Ambiental Clorofila, da Sobloco Construtora. Também estão garantidas as presenças de participantes dos municípios de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Natividade da Serra, São Lourenço da Serra e Parelheiros.

1º Festival da Mata Atlântica

O 1º Festival da Mata Atlântica, cujo tema será ‘Muito Prazer, Sou o Cambuci’, tem como objetivo sensibilizar e despertar os munícipes para a agricultura e gastronomia sustentáveis, criando uma identidade de mercado, integrando a valorização da cultura local e possibilitando um diferencial de negócio para a comunidade.

O evento contará com estande de educação ambiental, eco empreendedorismo, artesanato local, exposição de fotos pelo grupo Fotometrando além de diversos produtos feitos a base do cambuci como geleia, licor, cachaça, sorvete e suco, que poderão ser degustados e comercializados, dando uma ideia ainda maior do potencial de aproveitamento desse fruto da Mata Atlântica.

A programação contempla oficina de cultivo, manejo, coleta e armazenamento do cambuci, quando o Parque dos Tupiniquins vai ganhar um ‘Quintal da Mata Atlântica’, com o plantio de espécie de frutos nativos da Mata Atlântica. Especialistas também participarão do Festival da Mata Atlântica de Bertioga com bate papo sobre os desafios da agricultura e gastronomia sustentável.

A Prefeitura do Município de Bertioga, por meio do Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, cadastrou, durante os últimos meses, cidadãos interessados em receber mudas de cambuci, dentro do programa ‘Quintais da Mata Atlântica’. Cerca de 50 pessoas se cadastraram e durante o Festival da Mata Atlântica as mudas serão distribuídas. O objetivo é fomentar a criação de pomares nos quintais e resgatar o cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica, possibilitando a geração de renda.

Restaurantes

O evento contempla ainda em sua programação propostas de como os empreendimentos voltados a gastronomia em atividade no Município podem assumir o desafio de incorporar os frutos nativos em seus cardápios. Com a participação do Sebrae, serão realizadas diversas oficinas, além de aula-show com degustação.

A fruta

O cambuci é uma espécie classificada dentro da categoria de ameaça de extinção como vulnerável e é endêmica da região da Serra do Mar. Com polpa carnosa doce e cítrica é rica em vitamina C, agentes antioxidantes e adstringentes e vem despontando como um ingrediente principal em diversas receitas doces e salgadas, proporcionando um sabor excêntrico e que vem sendo bastante apreciado pelos profissionais da alta culinária.