Bertioga encerra o ano com grandes avanços no desenvolvimento social

23 de dezembro de 2024

Bertioga encerra o ano com grandes avanços no desenvolvimento social

Bertioga encerra 2024 com avanços importantes na área do desenvolvimento social, trabalho e renda, destacando iniciativas que reforçam a qualidade de vida e o atendimento à população. Entre as conquistas mais significativas, estão a inauguração do Espaço Capacita, ampliação do projeto VivaLeite e os resultados expressivos dos equipamentos socioassistenciais.

O Espaço Capacita, inaugurado em maio, consolidou-se como um ponto de referência para capacitação técnica e pedagógica no município. Localizado na Avenida Anchieta, 392, a unidade conta com equipamentos multimídia e espaços administrativos, utilizado para treinamentos, reuniões e qualificações

Em parceria com o Sebrae, a Pasta também tem investido na capacitação e qualificação profissional dos moradores. Um exemplo é o programa Sebrae Delas, que oferece oportunidades de empreender e se destacar no mercado de trabalho.  Além disso, a parceria com o Senai trouxe a carreta de corte e costura, proporcionando aulas de modelagem para mulheres interessadas nesse setor, entre dezenas de outros cursos ofertados por meio de parcerias da secretaria.

Outra importante iniciativa foi a ampliação do projeto VivaLeite. Junto ao Governo do Estado, a Prefeitura de Bertioga conseguiu a ampliação do programa, que agora atende 419 crianças, com a distribuição total de 6.285 litros de leite pasteurizado por mês. Cada criança atendida pelo programa recebe 15 litros de leite por mês.

Atendimentos socioassistenciais

Os números registrados pelos equipamentos socioassistenciais também evidenciam o alcance do trabalho realizado na cidade. No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vicente de Carvalho, 2.818 famílias foram acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), enquanto 668 pessoas participaram de atividades coletivas.

No Cras Chácaras, foram 1.077 famílias atendidas pelo PAIF e 1.460 participantes em oficinas e palestras. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) acompanhou 928 casos de famílias e indivíduos pelo Serviço Especializado de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (PAEFI), demonstrando o compromisso da prefeitura com os serviços de proteção social.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Lucília Goulart, os investimentos consistentes em infraestrutura e programas de capacitação reforçam a missão da administração de oferecer oportunidades e qualidade de vida à população. “O balanço de 2024 reflete os esforços contínuos do município em desenvolver iniciativas que beneficiem diretamente os bertioguenses, criando bases sólidas para um futuro mais inclusivo e próspero”, complementou a secretária.