Bertioga é homenageada na Maifest, importante festa alemã em SP

23 de maio de 2019

Bertioga é homenageada na Maifest, importante festa alemã em SP

Cidade é lembrada pela importância histórica, Forte São João, e pela passagem do alemão Hans Staden

 

A “XX Maifest”, um dos mais tradicionais eventos da cultura alemã no Brasil, terá muitas atrações, entre elas, uma homenagem ao Município de Bertioga. O evento acontece nos dias 25 e 26 de maio, das 10 às 22 horas, no bairro do Brooklin, em São Paulo. A expectativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de evento. A homenagem à Bertioga acontece no sábado (25), às 15 horas, com apresentação da orquestra bertioguense Cordas da Cultura.

 

A Cidade será lembrada pela passagem do artilheiro alemão Hans Staden. Ao chegar ao Brasil, por volta de 1547, ele foi nomeado chefe de artilheiros do Forte de São Filipe que, juntamente com o Forte São João, eram responsáveis pela defesa da Vila de São Vicente. Capturado pelos índios Tupinambás, permaneceu prisioneiro por cerca de nove meses.

 

O maior cartão postal da Cidade, o Forte São João, também será homenageado. Tombado como patrimônio nacional, está na Lista Indicativa de monumentos que concorrem ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O forte teve papel importante durante as guerras dos indígenas que viviam entre Bertioga e Ubatuba (Tupiniquins, aliados dos portugueses e os Tupinambás, influenciados historicamente pelos franceses) e foi palco de acontecimentos importantes para a História do Brasil.

 

Em 1563, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta se hospedaram por cinco dias, antes de irem para Ubatuba apaziguar os índios revoltados na Confederação dos Tamoios. Foi também de Bertioga que Estácio de Sá e sua esquadra partiram, em 1565, para dar combate aos franceses e fundar a cidade do Rio de Janeiro.

 

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, convite é um reconhecimento do trabalho que a Prefeitura tem feito. “Nossa Cidade tem extrapolado os limites regionais, está mais conhecida, se tornando um ponto de turismo mais desejado. Nossas fronteiras têm se ampliando cada vez mais”, diz. O município terá um stand no local, divulgando o nosso turismo.

 

“Bertioga será homenageada por sua importância e dimensão histórica. A Cidade possui a primeira fortaleza do Brasil, Forte São João e recebeu o alemão Hans Staden na época da colonização. É uma oportunidade de resgatar a memória e apostar o presente, já que a cidade está se transformando em um polo de ecoturismo”, diz o curador cultural, Luiz Delfino Cardia.

 

O prefeito do Município é grato pela homenagem. “Gratidão por nossa cidade, Bertioga, ter sido escolhida a homenageada do ano pela Maifest. Foi em Bertioga, no primeiro forte do Brasil, o Forte São João, que começou a Colonização do Brasil. E Hans Staden, uma das pessoas que ajudou a escrever um grande capitulo na história no Brasil, no Forte São João”, diz.

 

MAIFEST

 

A edição 2019 do evento terá feira de livros, rodas de conversas com historiadores de cidades alemãs, competições e atividades esportivas, apresentações de danças e músicas folclóricas alemãs. Além de Bertioga, receberão homenagens Victor Hugo Mori, pela sua importância na pesquisa e defesa da história de Bertioga e das fortalezas da região; o gestor cultural e diretor do Sesc, Danilo Santos de Miranda; a “Fundacão Visconde de Porto Seguro – Escola da Comunidade”; e o Ensino Público Bilíngue Português-Alemão de Pomerode, Santa Catarina.

 

O evento gratuito, que tem como tema “Lebensqualität (Qualidade de vida) - Cultura e Educação na Economia Criativa”, acontece entre as Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, bairro Brooklin, na Capital.