Bertioga comemora 7º aniversário do Marco da Paz neste sábado (02)

28 de dezembro de 2015

Bertioga comemora 7º aniversário do Marco da Paz neste sábado (02)

A cerimônia em comemoração ao 7º aniversário do Marco da Paz, construído na Praça da Primavera, no bairro Rio da Praia, acontece neste sábado (02), a partir das 9 horas. O evento, que será realizado em frente à unidade do Sesc, será marcado por homenagens a pessoas e instituições que se dedicaram na propagação da paz,  por meio da atuação de cada uma delas em trabalhos de ação social no Município.

Quatro pessoas serão homenageadas com a réplica do Marco da Paz. Na oportunidade professores do Projeto Educando para a Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, abrirão a festa com a execução dos hinos Nacional e de Bertioga, entre outras apresentações musicais.

A novidade deste ano fica por conta da assinatura do decreto, que oficializa no Município, o monumento denominado ‘Marco da Paz’. Está confirmada a presença do idealizador do símbolo, Gaetano Brancati Luigi, que este ano foi inscrito para concorrer ao Nobel 2015 por seu trabalho em semear a cultura da paz em todos os continentes.

O Marco

O símbolo, criado em forma de um arco com a pomba e o sino, foi idealizado por Gaetano Brancati Luigi, membro da Associação Comercial de São Paulo e nascido na Itália, em plena Guerra Mundial.

A proposta de criação do marco surgiu a partir de um pensamento que Brancati Luigi teve aos 08 anos de idade, em meados de 1945, logo após o término da II Guerra Mundial. Na ocasião, todos os povos da Europa e do Mundo se uniam porque tocavam sinos na praça. Foi então, que Brancati Luigi teve a ideia de criar o Marco da Paz.

Depois de 50 anos, foi inaugurado o primeiro monumento no Pateo do Collegio, na capital paulista.  No Brasil, o Marco da Paz encontra-se em três cidades paulistas: São Paulo (no centro junto ao Pateo do Collegio, no Tatuapé e na Lapa), além das cidades de Aparecida do Norte e Bertioga, onde o marco tem quatro metros de altura e um sino de bronze, que fica suspenso em um suporte de concreto.

No exterior, o Marco da Paz encontra-se no México (nas cidades de Hidalgo, Laguna-Oaxaca e Cidade do México), Argentina (Mendoza), Uruguai (Punta del Este) e na China (em Xialin).

Com o sucesso já consagrado do Marco da Paz, a Associação Comercial de São Paulo, por meio de seu idealizador Gaetano Brancati Luigi e suas 15 distritais homenageiam com a réplica do marco, pessoas e instituições que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz pelo mundo. O Troféu Marco da Paz é também o troféu oficial da Corrida Internacional de São Silvestre.