Bertioga apresenta em fórum regional excelente ação realizada na área da saúde

11 de junho de 2024

Bertioga apresenta em fórum regional excelente ação realizada na área da saúde

A prefeitura de Bertioga participou do Fórum Regional de Prevenção e Enfrentamento à Mortalidade Materna na Região Metropolitana de Saúde na Baixada Santista. No evento que aconteceu na última quarta-feira (5) foi apresentada aos representantes de outras cidades a experiência exitosa do Município de Bertioga.

A apresentação foi realizada pela secretaria de Saúde, através da Chefe de Divisão da Coordenação da Saúde da Mulher, a Enfermeira Ana Theodoro. Foram apresentadas as ações realizadas na cidade para a inserção do anticoncepcional Implanon.

Diante do número crescente de adolescentes grávidas no município, em 2023 a prefeitura começou a capacitar os enfermeiros da Atenção Primária e do Hospital Municipal de Bertioga para a inserção e remoção do Implanon.

O público alvo do município são as adolescentes de 14 a 19 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a secretaria de Saúde, até maio de 2024, 256 inserções do Implanon já foram realizados.

Sobre o Implanon

Implanon é uma pequena haste flexível de cerca de 4 cm, que é inserida sob a pele do braço. Ele é um tipo de contraceptivo subdérmico que libera um hormônio chamado etonogestrel.

A grande inovação do Implanon é a longevidade, pois uma vez inserido, ele proporciona proteção contra a gravidez por até três anos, sem a necessidade de manutenção diária como a pílula anticoncepcional.