Bertioga aplica cerca de 300 vacinas antirrábicas no começo de 2024; imunizante está disponível no Centro de Controle de Zoonoses

12 de março de 2024

Bertioga aplica cerca de 300 vacinas antirrábicas no começo de 2024; imunizante está disponível no Centro de Controle de Zoonoses

Cerca de 300 pets, entre cães e gatos, foram imunizados contra a raiva no início de 2024, em Bertioga. A vacina é fornecida no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. É recomendável levar a carteirinha de vacinação.

Segundo a secretaria de Saúde, a vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos, que podem ser imunizados a partir dos 4 meses de idade. A aplicação pode ser feita concomitante à polivalente, a depender da conduta profissional.

O CCZ também trabalha com atendimento veterinário gratuito às segundas, quartas e sextas-feiras. Além disso, são realizadas feiras de adoção, onde os pets saudáveis aguardam um novo lar. No processo de adoção é feita uma entrevista com a pessoa interessada para saber se já teve ou tem um animal, se há crianças na residência, a segurança da casa, além de orientação sobre o acompanhamento veterinário durante a vida do pet.

Após as perguntas, cumprindo os requisitos, o novo tutor deve assinar um termo de responsabilidade, apresentar uma cópia do RG e do comprovante de residência, na formalização do processo de adoção. Assim sendo, o animal pode ser levado até o novo lar. Todos os cães e gatos disponíveis para adoção estarão vacinados, castrados e verificados se filhotes, com agenda para castração e vacinação antirrábica.

Serviço
Enquanto acontecem as obras de reforma e ampliação da unidade, o CCZ atende temporariamente na Rua Mestre Pessoa, 685 (antiga garagem da prefeitura), no Centro.