Bertioga amplia postos de vacinação contra a dengue

22 de maio de 2024

Bertioga amplia postos de vacinação contra a dengue

Disponível para pessoas de 10 a 14 anos, a partir desta semana, a vacina contra dengue está sendo aplicada em mais três postos de saúde de Bertioga. O imunizante está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Boraceia e Guaratuba e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Indaiá, Mirosan (Bairro Chácaras) e Central.

Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS e documento com foto. Caso o munícipe tenha contraído dengue, é preciso respeitar um intervalo de seis meses. Outra recomendação da secretaria da Saúde é que a segunda dose deve ser recebida somente após 90 dias da primeira aplicação.

A vacina contra a dengue é a Qdenga, um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.

Serviço
UBS Indaiá – Rua Davi Pimenta, 425, Indaiá, prédio da antiga Prodesan (Endereço temporário);
ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, n°110;
UBS Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras;
ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;
UBS Central – Praça Vicente Molinari, 295, Centro, prédio do antigo Centro de Especialidades Médicas - Ceme de Bertioga (Endereço temporário).