Bertioga adere ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA

6 de janeiro de 2025

Bertioga adere ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA

Reforçando seu compromisso com a educação, a Prefeitura de Bertioga aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). A iniciativa tem como objetivo combater o analfabetismo, elevar o nível de escolaridade da população e expandir as oportunidades de matrícula na EJA, promovendo sua integração com a educação profissional.

O projeto, que prevê um investimento de aproximadamente R$ 4 bilhões ao longo de quatro anos, é uma política pública construída de forma colaborativa, com a participação do Ministério da Educação (MEC), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), além de outros ministérios, organismos internacionais, sociedade civil organizada e setor produtivo. A iniciativa é regulamentada pelo Decreto nº 12.048/24, que institui a Medalha Paulo Freire.

A chefe da EJA na cidade de Bertioga e articuladora regional do projeto, Vanusa Lima Sasaki, destacou que a adesão ao pacto reforça os projetos já desenvolvidos pela Secretaria de Educação, como a formação de professores, atividades culturais, suporte psicológico, equipes multidisciplinares, xadrez educacional, bibliotecas, iniciativas de leitura em parceria com o Sesc, entre outros. Além disso, há os cursos profissionalizantes em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Sebrae e Senac.

“A colaboração com outras secretarias e entidades, como a Secretaria de Saúde, a Secretaria do Meio Ambiente e o Lions Clube de Bertioga, enriquece a formação dos alunos por meio de palestras, testagens, projetos de sustentabilidade e atividades culturais. Entre os destaques estão o projeto do Barco Escola e ações como o Cartaz e Redação da Paz, que oferecem prêmios, incentivos educacionais e acuidade visual em parceria com o Lions Clube de Bertioga, atendimento com oftalmologista e óculos gratuitos para os estudantes”, complementou Vanusa.

Ao aderir ao Pacto EJA, Bertioga se compromete a garantir oportunidades educacionais para jovens e adultos com 15 anos ou mais que não concluíram o ensino fundamental ou médio. De acordo com a Secretaria de Educação, a meta é reduzir o índice de analfabetismo e elevar a escolaridade da população, alinhando-se às diretrizes das políticas públicas nacionais.