‘Barco Escola’ concorre ao Prêmio Comunidade em Ação

22 de agosto de 2014

‘Barco Escola’ concorre ao Prêmio Comunidade em Ação

A Prefeitura de Bertioga inscreveu o projeto Barco Escola ‘Arca do Saber’ para concorrer ao Prêmio Comunidade em Ação – uma parceria entre a Tribuna e a Ultracargo, que tem por objetivo valorizar as ações voluntárias de pessoas ou grupo de pessoas que abdicam o seu tempo em benefício de causas sociais.

O Barco Escola está concorrendo com mais 15 projetos sociais e, para conquistar o prêmio é necessário que a comunidade vote quantas vezes quiser pelo link http://hotsites.atribuna.com.br/atribuna/2009/comunidadeacao/projeto_ver.asp?idprojeto=98.

A proposta do projeto Barco Escola Arca do saber é reunir turmas de estudantes de entidades públicas e privadas em um barco para que eles conheçam ‘in loco’, importantes pontos históricos e do meio ambiente de Bertioga, principalmente o manguezal.

A aula começa com o encontro dos alunos com a equipe de monitores, no Pier Turístico Licurgo Mazzoni, às margens do Canal de Bertioga. A partir desse ponto começa a viagem pelo Canal, com o objetivo principal de despertar os estudantes para questões de preservação ambiental.

Trata-se de uma ferramenta inédita na região, que tem por principal finalidade trabalhar os rios do Município, como uma verdadeira sala de aula, para explicar, a alunos da rede pública, a complexidade que é o ambiente presente na vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais.

A embarcação é uma chalana com capacidade para transportar 40 pessoas, que está à disposição para percorrer trechos do Rio Itapanhaú e Canal de Bertioga para estudos práticos, que atualmente os alunos conhecem na teoria.

Adquirido com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), o barco escola é um projeto da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apoiado pelo Sesc Bertioga, visando proporcionar uma vivência sobre a importância das florestas presentes nessas áreas, popularmente denominadas de matas ciliares, para fauna terrestre e aquática nativas do Município, para a qualidade das águas e para o homem.

A secretaria de Meio Ambiente, destaca que a aquisição do barco-escola é uma grande conquista para Bertioga. “Foi um desafio pelo qual a secretaria estava lutando desde 2010 e que agora já uma feliz realidade”, comemora.