Barco Escola ‘Arca do Saber’ agora oferece acesso gratuito a escolas particulares e entidades sem fins lucrativos de Bertioga

15 de maio de 2024

Agora, escolas particulares e entidades sem fins lucrativos de Bertioga podem desfrutar das atividades educacionais do Barco Escola ‘Arca do Saber’ sem custo algum. Este projeto proporciona uma experiência de aprendizado única, navegando pelas águas do Canal de Bertioga e do Rio Itapanhaú, transformando a natureza em um valioso livro didático ao ar livre.

A concessão da isenção está condicionada à submissão de uma proposta de estudo do meio para análise prévia e autorização da Secretaria de Meio Ambiente.

Para os demais grupos da sociedade, não há isenção de taxas, e os valores arrecadados são direcionados para o Fundo Municipal de Preservação Ambiental e Fomento de Desenvolvimento (FUNESPA). Esse fundo tem como propósito garantir a sustentabilidade financeira do projeto e promover melhorias contínuas em suas operações.

"Com o acesso gratuito para escolas particulares e entidades ou associações sem fins lucrativos de Bertioga, estaremos aproximando ainda mais este belo projeto educativo da comunidade local, ao mesmo tempo em que garantimos sua sustentabilidade financeira e operacional através da cobrança de outras entidades", declara Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental.

Projeto Barco Escola ‘Arca do Saber’

O Barco Escola ‘Arca do Saber’ é uma ação da Prefeitura de Bertioga, que conta com uma chalana com capacidade de transportar 37 pessoas. As atividades, conduzidas por professores e monitores especializados, ocorrem de segunda a sexta-feira, tanto no período da manhã quanto no período da tarde, com duração de duas horas. O roteiro inclui visita monitorada ao Forte São João, além de um passeio instrutivo pelo Canal de Bertioga e pelo Rio Itapanhaú.

Direcionada aos alunos dos 5° anos das escolas municipais, o projeto atende também outras turmas das escolas públicas, escolas particulares e entidades ou associações sem fins lucrativos do município, universidades e outras instituições pelo e-mail: barcoescolabertioga@gmail.com

O projeto existe desde 2013 e é fruto de uma parceria com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).