21 de janeiro de 2015
Agentes Comunitários iniciam visitas às residências em Boracéia e Guaratuba
Os Agentes Comunitários de Saúde, contratados pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, iniciam na segunda-feira (26) as visitas domiciliares em Boracéia e Guaratuba, para a territorialização. Esse trabalho consiste em cadastrar a unidade domiciliar, com informações sobre a residência, como quantidade de moradores, o sistema de abastecimento de água, rede de esgoto, entre outras.
A Secretaria de Saúde solicita à comunidade dos bairros que recebam bem os Agentes Comunitários, que estarão devidamente identificados com crachás. Entretanto, em caso de dúvida, o morador poderá solicitar informações sobre o profissional pelo telefone 3312-2641, da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia.
Os Agentes Comunitários que vão iniciar os trabalhos integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Durante as visitas, eles vão cadastrar os moradores de cada residência e essas informações serão incluídas no sistema do Ministério da Saúde e todos os dados também poderão ser acessados pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse trabalho é fundamental para o atendimento básico, principalmente com relação à prevenção à saúde.
Boracéia será dividida em duas áreas e Guaratuba, em uma, e cada uma delas, será dividida em oito microáreas, que receberão o atendimento de um agente comunitário cada uma. A estimativa é de que cada agente comunitário seja responsável por 150 casas e realize pelo menos uma visita mensal.
Entre as ações dos agentes está a orientação da comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, o registro de gestantes e crianças entre 0 e 6 anos, o incentivo ao aleitamento materno, a orientação das mães sobre a vacinação infantil, registro dos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabete, tuberculose, hanseníase e câncer, entre outras que podem ser fundamentais para a promoção da saúde.
A ESF conta com equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, baseados em uma unidade básica de saúde. As três primeiras equipes vão atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia e a Secretaria de Saúde já estuda a implantação do serviço em outras localidades.