Adesão à Hora de Trabalho Pedagógico em ambiente virtual é de 100%

13 de junho de 2014

Adesão à Hora de Trabalho Pedagógico em ambiente virtual é de 100%

DIC - 11/06/2014

A adesão à Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) à distância foi de quase 100%, de acordo com levantamento da Secretaria de Educação de Bertioga. Dos 470 professores da rede municipal de ensino, 469 optaram por realizar a prática pelo ambiente virtual, disponibilizado pela Prefeitura de Bertioga.

Um programa de computador online e gratuito propõe a discussão de diversos temas, escolhidos pela Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação. Utilizando uma senha individual, o professor acessa o programa, lê os textos, assiste a um vídeo e responde as perguntas referentes ao tema. As respostas são encaminhadas para a Secretaria e avaliada a participação de cada professor.

Para o secretário de Educação, a ferramenta vai permitir o melhor aproveitamento da HTPC. “A obrigatoriedade da prática na escola tornava o acompanhamento por parte dos coordenadores mais difícil. Com o ambiente virtual, os temas são padronizados de acordo com a política educacional”, comentou.

Outra vantagem do HTPC é que o professor poderá aproveitar o tempo que complementa a carga horária extraclasse nos horários que achar melhor. A Secretaria de Educação ainda mantém à disposição dos profissionais a Sala de Informática, no Paço Municipal.

Professora há quatro anos, Dulce Campos de Lima, aderiu à HTPC em ambiente virtual e elogiou a iniciativa. “Dinamizou e tornou o processo mais interessante com o direcionamento dos assuntos. Além disso, consigo adaptar meus horários para complementar a minha carga horária”.

A professora Mônica da Silva Azevedo também aderiu e considerou um avanço para os profissionais. “Antes tínhamos acesso somente à realidade da escola. Hoje os temas são muito mais amplos e o aproveitamento é maior”.

HTPC

É uma troca de experiências entre coordenadores pedagógicos e professores, visando aliar a teoria à prática. Durante a HTPC, os professores encontram soluções criativas e efetivas para o dia a dia em sala de aula.