4 de novembro de 2016
Ações da Prefeitura de Bertioga visam aumento de arrecadação
A maior receita municipal de Bertioga é proveniente do IPTU. Desta forma, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, desde 2014, vem adotando diversas ações que possibilitam o aumento da arrecadação. Essas medidas também facilitam o acesso dos contribuintes às informações, bem como o pagamento de tributos em atraso.
Uma das ações foi a criação do ‘Call Center’, no qual uma equipe especializada realiza contato telefônico com contribuintes inadimplentes para propor a melhor forma de regularização fiscal. O contribuinte tem a possibilidade de fazer o pagamento à vista ou em parcelas. Além disso, a Sala de Atendimento ao Contribuinte foi reestruturada, com ampliação do espaço e o atendimento é realizado por pessoal qualificado.
Os meios eletrônicos também foram ampliados para atendimento ao contribuinte. Por meio do site da prefeitura (www.bertioga.sp.gov.br), podem ser realizados parcelamentos de débitos e o próprio contribuinte pode escolher o número de parcelas e imprimir o boleto para pagamento no banco. Esse serviço garante mais comodidade ao cidadão que não precisa se dirigir ao atendimento presencial.
Ainda por meio do site da Prefeitura, o contribuinte pode consultar débitos; emitir guias, certidões positivas e negativas, certidão de valor venal, pode emitir segunda via de carnês (IPTU/ISS/Taxas/Meio Ambiente), e ainda atualizar o endereço de entrega de correspondência.
Com o objetivo de acelerar a cobrança judicial, a Prefeitura de Bertioga estabeleceu uma interface direta com o Sistema do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para utilização do Processo Judicial Eletrônico. Além disso, recentemente foi aprovada legislação que permite o envio de cobranças de tributos municipais para o Cartório de Protestos.
Uma das ações foi a criação do ‘Call Center’, no qual uma equipe especializada realiza contato telefônico com contribuintes inadimplentes para propor a melhor forma de regularização fiscal. O contribuinte tem a possibilidade de fazer o pagamento à vista ou em parcelas. Além disso, a Sala de Atendimento ao Contribuinte foi reestruturada, com ampliação do espaço e o atendimento é realizado por pessoal qualificado.
Os meios eletrônicos também foram ampliados para atendimento ao contribuinte. Por meio do site da prefeitura (www.bertioga.sp.gov.br), podem ser realizados parcelamentos de débitos e o próprio contribuinte pode escolher o número de parcelas e imprimir o boleto para pagamento no banco. Esse serviço garante mais comodidade ao cidadão que não precisa se dirigir ao atendimento presencial.
Ainda por meio do site da Prefeitura, o contribuinte pode consultar débitos; emitir guias, certidões positivas e negativas, certidão de valor venal, pode emitir segunda via de carnês (IPTU/ISS/Taxas/Meio Ambiente), e ainda atualizar o endereço de entrega de correspondência.
Com o objetivo de acelerar a cobrança judicial, a Prefeitura de Bertioga estabeleceu uma interface direta com o Sistema do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para utilização do Processo Judicial Eletrônico. Além disso, recentemente foi aprovada legislação que permite o envio de cobranças de tributos municipais para o Cartório de Protestos.