Ação coíbe invasão em área de preservação em Boracéia

21 de outubro de 2014

Ação coíbe invasão em área de preservação em Boracéia

Uma ação da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), coibiu mais uma invasão em área de preservação permanente, nesta segunda-feira (20), na Rua Henrique Arcuri, em Boracéia.

Uma área de aproximadamente 15 mil m2 já havia sido cercada e loteada com arame farpado e oito barracos já estavam sendo erguidos no local. De acordo com a DOA, quatro deles foram derrubados, três notificados para demolição e desocupação da área e de um, a estrutura foi desmontada. Além disso, um alicerce de 70m2 também foi destruído e apreendidos 60 metros de mangueira para instalação de água. Uma pessoa que estava no local foi encaminhada para a Delegacia de Polícia.

A ação, que contou com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, das polícias Militar e Ambiental e do gestor do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), foi realizada na área de amortização do Parque, isto é, uma área que fica entre a região preservada e a área urbana. No local encontra-se vegetação de restinga e árvores nativas com troncos de até 50 centímetros de largura. De acordo com os técnicos da DOA, embora as árvores nativas não tenham sido derrubadas pelos invasores, a supressão da vegetação no seu entorno pode fazer com que a espécie perca a sustentação e caia.

Documentos

A Prefeitura alerta para que, antes de adquirir qualquer imóvel no Município, interessados devem consultar a documentação. Contratos de compra e venda e instrumentos particulares de cessão de uso não garantem a propriedade do imóvel. Também deve ser verificado se o imóvel encontra-se em área de preservação ou se conta com processo de danos ambientais.

Informações sobre a situação dos imóveis podem ser adquiridas nas secretarias de Meio Ambiente ou de Obras, no Paço Municipal, pelo telefone 3319-8000 – ramais 8034 ou 8033. Já as denúncias de invasões podem ser feitas a DOA, pelos telefones 3317-7073 ou GCM pelo número 153.