1 de março de 2024

Trilhas de ecoturismo em Bertioga recebem manutenção para oferecer mais qualidade e segurança aos visitantes

A riqueza do ecoturismo de Bertioga é um dos principais atrativos para o turismo da cidade. E neste dia do Turismo Ecológico, 1º de março, a prefeitura ressalta uma das melhorias no setor: as manutenções nas trilhas. Os trabalhos de instalações de pontes, pinguelas e escadas iniciaram em 2023, e neste mês os serviços continuam na Trilha da Torre 47.

Durante as ações de manutenção são realizadas retiradas de árvores caídas na trilha, capina nos trechos onde a floresta avançou sobre a trilha, e vistorias nas pontes, pinguelas e deck. Todas os trabalhos seguem as normas da Fundação Florestal, para manter a qualidade da prestação de serviços turísticos e a segurança para os turistas durante as atividades, como caminhada, observação de aves, entre outros.

O chefe do setor de Ecoturismo de Bertioga, Aluízio Durço Bernardino, ressalta que esta atividade, realizada por profissionais das associações de ecoturismo e a Prefeitura, é uma obrigação dentro do TAU (Termo de Autorização de Uso) assinado entre a Fundação Florestal - Gestora dos Parques Estaduais Serra do Mar núcleo Bertioga e Restinga de Bertioga - e as associações que operam no turismo na cidade, a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB) e a Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO).