16 de maio de 2024

Eleição para escolha da Ave Símbolo de Bertioga tem empate técnico

Empate técnico. Este foi o resultado da eleição para escolha da Ave Símbolo de Bertioga. A contagem dos votos foi feita nesta quarta-feira (15), sendo que as aves Colhereiro (Platalea ajaja), Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus) e Martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea) receberam 797 votos cada uma. Agora, a Prefeitura analisa a melhor maneira para decidir quais delas serão o símbolo do município.

A eleição aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio de 2024, sendo registrados 3362 votos. Foram computados 1239 votos populares, e 2123 votos dos alunos das escolas municipais de Bertioga. As candidatas para representar Bertioga foram as seguintes aves: Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus); Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis); Martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea); Colhereiro (Platalea ajaja) e Ferro-velho (Euphonia pectoralis).

As espécies foram escolhidas com base em alguns critérios, como: grau de ameaça de extinção, exuberância e beleza, importância ecológica e não ser ave-símbolo de outra cidade, estado ou país da América Latina.

Com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo de Bertioga (Contur), o projeto para a escolha da ave-símbolo é realizado em parceria com as secretarias de Turismo e Cultura, Meio Ambiente e Educação, Sesc Bertioga, além do Clube Observador de Aves de Bertioga (COA-Bertioga) e das associações locais de profissionais de ecoturismo da cidade (AMOLB e ABECO).

A Prefeitura e o COA-Bertioga devem se reunir nos próximos dias para definir a melhor maneira para dar andamento ao processo. Em breve as informações detalhadas serão divulgadas nas redes sociais e no site oficial da prefeitura de Bertioga.

Confira a quantidade de votos de cada candidata

COLHEREIRO (Platalea ajaja) - 797;
SURUCUÁ-DE-BARRIGA-AMARELA (Trogon viridis) - 460;
GAVIÃO-POMBO-PEQUENO (Amadonastur lacernulatus) - 797;
MARTIM-PESCADOR-MIÚDO (Chloroceryle aenea) - 797;
FERRO-VELHO (Euphonia pectoralis) - 511.