8 de fevereiro de 2024

Bertioga integra recorde histórico: turismo internacional injeta R$ 34,5 bilhões na economia brasileira em 2023

A Prefeitura de Bertioga vem investindo nos últimos anos na divulgação do turismo da cidade para atrair visitantes de outros países. Em 2023, os turistas internacionais deixaram no país o montante recorde de US$ 6,9 bilhões, ou seja, cerca de R$ 34,5 bilhões, de acordo com dados do Banco Central (Bacen) divulgados no início desta semana.

Segundo a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), o valor excede em 1,5% a maior arrecadação com o turismo internacional, registrada em 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo de futebol. Em 2014, os visitantes estrangeiros deixaram um total de US$ 6,8 bilhões na economia brasileira.

Contribuindo para o crescimento do setor, Bertioga investe durante todo o ano em melhorias para o turismo, tanto em obras, quanto em eventos e divulgações para atrair visitantes nacionais e internacionais para a cidade.

Com foco nos turistas estrangeiros, nos últimos dois anos, por exemplo, o município participou ativamente de feiras e workshops. Em 2022, a Prefeitura, por meio do Circuito Litoral Norte, participou da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal. O evento, parte da Feira Internacional de Lisboa, foi um importante canal de divulgação do turismo. A feira contou com a participação de mais de 70 mil visitantes e 1400 expositores.

Em 2023, entre tantos investimentos, Bertioga participou da “Missão Empresarial BTL Turismo” do Sebrae-SP, em Portugal. O objetivo foi trazer o modelo do turismo português, reconhecido mundialmente, para que o município ganhe espaço internacionalmente. A ação contou com treinamentos, reuniões com o poder público e empresários, e visita a empresas de diversas categorias.

No último ano, o turismo bertioguense também foi divulgado em uma presstrip para jornalistas de Portugal. Os profissionais conheceram importantes pontos turísticos da cidade. A secretaria de Turismo e Cultura também realizou uma apresentação sobre a cidade em um workshop em São Sebastião, com a presença de portugueses e de empresários do setor.

De acordo com o diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, os portugueses se apaixonaram pelo município. “Os jornalistas passaram por cidades maiores, mas Bertioga teve destaque na preferência deles, virando inclusive tema em palestras posteriores em Portugal e na Espanha”, contou.

Sofiati acrescentou que durante esta passagem dos portugueses pelo Brasil foi divulgado o Estado de São Paulo como um todo, porém, ele explicou que em Portugal os principais interesses são pelo litoral, cultura e natureza. Por essa razão, segundo ele, Bertioga se destacou.