15 de maio de 2024

Bertioga celebra 33 anos de emancipação no 19 de maio: Confira uma história de conquistas da Cidade

No próximo dia 19 de maio, Bertioga estará em festa, comemorando não apenas seu aniversário com um festival de músicas, mas também os 33 anos de emancipação política, um marco na história dessa cidade litorânea que soube trilhar seu próprio caminho rumo ao desenvolvimento e à autonomia da cidade de Santos, conquistando seu lugar no cenário nacional como Estância Turística.

Neste contexto, Mylene Lyra, diretora da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bertioga, conta como seus pais, Diney e Irene Lyra, foram importantes figuras na luta pela emancipação da cidade. “Meus pais trabalharam muito pela independência de Bertioga, num marco histórico para o município. Foi um ato muito importante a ser cumprido para a cidade ter se desvencilhado de Santos” “ principalmente pela conquista da autonomia administrativa e financeira dando oportunidade para a cidade conseguir mais investimento para a região", comenta Mylene

Segundo Mylene, que acompanhou o processo de emancipação ao lado de seus pais, relembra os desafios enfrentados na época. "Participei de vários processos ajudando meus pais no que era preciso, e hoje 19 de maio, é um dia que revivemos toda luta e tudo que esses guerreiros passaram” afirmando a importância de manter a memória viva das famílias que participaram da emancipação da cidade.

O movimento popular nas décadas de 1950 e 1970 levou a um processo de emancipação, que culminou em um plebiscito histórico em 1991, mostrando o desejo da população por autonomia política e administrativa.

Os efeitos da emancipação político-administrativa permitiu a Bertioga traçar seus próprios rumos, estabelecendo estratégias e executando ações possíveis e necessárias para o seu desenvolvimento. “A emancipação trouxe muitos benefícios para Bertioga, principalmente autonomia administrativa e financeira dando oportunidade para a cidade conseguir mais reconhecimento e investimento para a região” comenta José Roberto Franco Barra, Agente de Turismo.

Neste 33º aniversário de Bertioga, José destaca que há muito o que comemorar. "A cidade vem se desenvolvendo em ritmo acelerado, está atraindo investimentos de diversos setores e cuidando melhor do presente com vistas responsáveis e ousadas para o futuro", ressaltando o turismo de sol e praia, o turismo histórico-cultural, e destacando o primeiro Forte do Brasil o Forte São João , como grande atrativo da cidade.

Serviço:

Confira a programação do aniversário de 33 anos de Bertioga pelo link https://www.bertioga.sp.gov.br/aniversario/